Data da Publicação: 07/04/2017
Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ] Faculdade de Educação [EDU] Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd]
Pensar a democracia em suas relações com a educação exige considerá-la a partir de uma nova perspectiva teórica e política de compreensão do que ela exige e pode ser, como alerta Boaventura de Sousa Santos na epígrafe acim e, como pretende Maturana, aceitar a pluralidade do mundo como característica e não como problema, reconhecendo a legitimidade de diferentes sujeitos, modos de ser e de compreender o mundo.
Assim, entendemos que o desafio da educação para a democracia e do desenvolvimento de processos de aprenderensinar para um mundo plural e igualitário exige de nós, educadores e pesquisadores do campo da Educação, o desenvolvimento crescente de reflexões voltadas à compreensão desses processos de transformações sucessivas, rápidas e ininterruptas que caracterizam a atualidade e é nesse processo que o “IX Seminário internacional As redes educativas e as tecnologias: democracia e educação - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário” se inscreve.
No processo de repolitização da vida social proposto por Santos se inscreve a educação e os processos de aprendizagemensino dentrofora das escolas e espaços educativos formais, temas de que trataremos nesta nona edição do nosso Seminário, em que experiências sociais diversas e perspectivas estarão em permanente diálogo, buscando-se, com isso, tecer relações de autoridade partilhada entre conhecimentos e valores plurais, na perspectiva de uma ecologia de saberes (SANTOS, 2010) em que a relação de interdependência ente esses diferentes se destaque, permitinho e criando possibilidades do reconhecimento de todos e de cada um.
O reconhecimento e a necessidade de diálogo entre modos de aprenderensinar cotidianamente, dentrofora do universo acadêmico para a construção de uma sociedade democrática nos leva a propor nosso nono Seminário com essa temática.
Registro de trabalhos
Até 16 de abril de 2017
MAIORES INFORMAÇÕES
http://www.seminarioredes.com.br/ixredes/index.php#