Publicado em: 29/12/2021 21:35:48
27 de dezembro de 2021
No dia 27 de dezembro de 2021, às 14 horas, foi realizada a Defesa de Dissertação de Mestrado de Gizele de Melo Viana, intitulada Biblioteca fora da caixa: reflexões sobre práticas educativas na biblioteca da escola Nossa Senhora do Carmo - Cacoal/RO.
A Banca Examinadora foi composta por Profa. Dra. Jussara Santos Pimenta (Presidente - PPGEEProf-UNIR), Prof. Dr. Edmir Perrotti (ECA-USP), como membro externo e Prof. Dr. Robson Fonseca Simões (PPGEEProf-UNIR), como membro interno.
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) no biênio 2019 - 2021 pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e tem como objetivo identificar e analisar as práticas, projetos e/ou ações desenvolvidas pelos professores e técnicos a partir da biblioteca e da sua inserção no Projeto Político-Pedagógico da escola. A pesquisa propôs conhecer, relacionar e dialogar com os saberes e vivências adquiridos por professores que desenvolvem ações voltadas à mediação de leitura, no intuito de consolidar saberes e experiências adquiridos no fazer pedagógico, objetivando diálogo e aproximação com a escola. Com a pesquisa foi possível realizar um levantamento de potenciais educativos locais que contribuem para o desenvolvimento de ações na e para a biblioteca escolar. A metodologia utilizada neste percurso é de natureza qualitativa no qual foi empregada a pesquisa-ação e utilizados instrumentais que contribuíram para o levantamento de dados - a pesquisa documental, grupo focal, entrevista narrativa e levantamento de potenciais educativos. Os resultados estão consolidados como produto final dessa ação que culminou com a elaboração de um mapa infográfico de potenciais educativos produzidos por professores sobre espaços e saberes da comunidade.
A pesquisa foi APROPADA e a banca destacou a originalidade do trabalho que superou as exigências do Mestrado Profissional, sugere que o texto seja desdobrado em artigos a serem submetidos a eventos e periódicos qualificados da área e a continuação dos estudos.
Fonte: MNEMOS